Notícias

thumb1

13

Jun

Projeto Escola Resíduo Zero capacita os educadores das escolas selecionadas

A equipe do Projeto Escola Resíduo Zero (PERZ) realizou dia 13 de junho a etapa de capacitação dos educadores das dez escolas públicas de Goiânia selecionadas para integrar a primeira turma do projeto. A atividade aconteceu no Colégio Estadual Licey de Goiânia e teve uma carga horária de 8 horas.

O programa de capacitação incluiu informação teórica sobre compostagem de resíduos sólidos e oficina de confecção de composteiras de baixo custo, por meio da aplicação dos 7 passos para uma residência resíduo zero adaptado para as escolas, com foco em compostagem de resíduos orgânicos; acompanhar e dar suporte ao desenvolvimento do PERZ nas escolas e desenvolver uma rede de interação com a comunidade escolar, a fim de compartilhar informações, práticas e experiências, incentivando novos agentes multiplicadores como estratégia de auto-sustentabilidade, continuidade e expansão do projeto. 

PROGRAMAÇÃO:

Tópico 1 - Mini-curso sobre Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Escolas: Difusão de conceitos, classificação, caracterização, estimativas de geração, acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final.

Tópico 2 - Apresentação da avaliação das escolas: Divulgação dos resultados da avaliação, com o foco na gestão responsável dos resíduos sólidos e na prática do consumo consciente.

Tópico 3 - Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos: Orientação técnicas sobre dieferentes técnicas de compostagem.

Tópico 4 - Orientação para Elaboração dos projetos nas escolas: Abordagem acerca da formação da equipe gestora na escola, cronograma, orçamento, estratégias e atividades, formas de envolvimento dos alunos, exemplo de boas práticas em educação ambiental e resíduo zero em escolas.

Tópico 5 - Oficina de compostagem e confecção de composteiras: Orientação sobre vermicompostagem e confecção de composteiras, a partir de baldes de margarina e similares, com foco no baixo custo dos materiais.

divide

© 2019 Sociedade Resíduo Zero. Desenvolvimento Umarley Ricardo

Siga - nos: