Sobre o Projeto

  • Home
  • /O Projeto
  • /O que é

O que é o Escola Resíduo Zero

O Escola Resíduo Zero é um projeto que leva a educação ambiental para dentro das escolas. Seu objetivo é promover a cultura do resíduo zero e quebrar o paradigma do consumismo e do desperdício, por meio de ações pedagógicas focadas na Política Nacional de Educação Ambiental e na Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

Os educadores recebem informação teórica e prática acerca da gestão dos resíduos sólidos, que no projeto estão enquadrados em 3 categorias: recicláveis, orgânicos e rejeitos. Os processos avançam com as palestras, que criam um ambiente favorável a uma mudança na relação da escola com a comunidade e o meio ambiente.

O Projeto Escola Resíduo Zero (PERZ) ensina como reduzir a produção de resíduos, como identificar o que é possível ser reaproveitado, o que pode ir para a reciclagem e, ao final, como dar destinação ambientalmente adequada ao lixo que sobrou. 

Dentre as ações contempladas no projeto estão as oficinas sobre compostagem e a fabricação de composteiras de baixo custo. Esse conhecimento é fundamental para a escola que deseja criar hortas em seus terrenos como forma de incentivar a prática da educação ambiental e até mesmo buscar sua própria sustentabilidade.

Nossa Missão

Implantar o conceito resíduo zero nas unidades educacionais.
Capacitar educadores para desenvolver ações com vistas ao resíduo zero.
Apoiar projetos relacionados à gestão integrada dos resíduos sólidos.
Dar suporte à criação de redes sociais para troca de informações sobre práticas de resíduo zero.

Nossa Visão

Desenvolver a cultura do resíduo zero a partir do combate ao desperdício e ao consumismo, com foco na prevenção, minimização e recuperação dos resíduos sólidos e utilização dos recursos disponíveis pela própria comunidade escolar.

Nossos Valores

Promover a economia circular, a educação ambiental como perspectiva transdisciplinar e a cultura da paz de forma transparente com participação e controle social. Fortalecer os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela ONU, o emprego dos 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) e o princípio do protetor-recebedor e poluidor-pagador como norma do direito ambiental.

Dúvidas ou sugestões ? Queremos te ouvir.

© 2019 Sociedade Resíduo Zero. Desenvolvimento Umarley Ricardo

Siga - nos: